Avaliação de economia
1ª QUESTÃO – Leia, ATENTAMENTE, o texto abaixo:
A China possui, atualmente, uma das economias que mais crescem no mundo. A média de crescimento econômico deste país, nos últimos anos é de quase 10%. Uma taxa superior a das maiores economias mundiais, inclusive a do Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) da China atingiu US$ 7,46 trilhões ou 47,15 trilhões de iuanes em 2011 (com crescimento de 9,2%), fazendo deste país a segunda maior economia do mundo (fica apenas atrás dos Estados Unidos). Estas cifras apontam que a economia chinesa representa atualmente cerca de 15% da economia mundial.
Nos últimos 30 anos, a economia chinesa passou de um sistema de planejamento centralizado e, em grande parte, CONTROLADO PELO ESTADO, para uma economia mais orientada ao mercado, com um setor privado em acelerado crescimento. A China denomina esse sistema de “economia de mercado socialista”, abrigando em um mesmo país características de controle de Estado e livre iniciativa dos mercados
A maior parte dos economistas indica que a China será, em 2015, a maior economia mundial. Porém, o grande dilema chinês é como manter uma irrestrita economia, fortemente controlada pelo Estado e, ao mesmo tempo, um regime fechado politicamente. Essa questão só com o tempo poderá ser resolvida.
Adaptado de: A China do século XXI – Uma nova superpotência ?
Autor: Gipouloux Francois. Editora: Instituto Piaget
Com base no texto acima e nos conceitos vistos em sala, responda as seguintes questões: 1.1 – Conceitue o sistema econômico chinês. Ele é totalmente compatível com o liberalismo econômico? Por quê?
Resposta: O sistema chinês não está compatível com SMITH, pois, na teoria o mercado agiria sozinho, sem nenhuma interferência do governo. E isso não acontece na China, por ser um país totalmente ditatorial onde o governo interfere não só na economia como em todos os outros setores.
1.2 – Com o uso da teoria da “mão invisível”, como é possível