Avaliação de dosagem ideal de sulfato de alumínio para ótima floculação em um sistema de clarificação.
Phillipe Aguiar Lopes
Estagiário da Estação de Tratamento de Efluentes.
Feira de Santana, maio de 2012
Introdução
Na tentativa de remover a DBO remanescente no efluente final,seráusado um sistema de clarificação,através da floculaçãodos materiais presentes no efluente,removendo-osem forma suspensa e coloidal por decantação/filtração,usando o sulfato de alumínio a 1% como coagulante.
Afim de determinar as dosagens ideaisdeAl2(SO4)3, para obter-se uma floculação ótima proporcionando a clarificação do mesmo, será feita análise em “Jar-Test”
A clarificação baseia-se em processos físico-químicos aplicados com o objetivo de clarificar efluentes por coagulação da matéria orgânica seguido da separação por sedimentação/decantação.
A floculação consiste na aglutinação de partículas formadas na coagulação que, por possuírem ainda dimensões reduzidas e baixa densidade, apresentam dificuldade de sedimentação.
Decantação é um processo de separação que permite separar misturas heterogêneas. Sendo esse processo fundamentado nas diferenças existentes entre as densidades dos componentes da mistura, e na espera pela sua decantação.
Objetivo Analisar a redução de DQO/DBO, no efluente final utilizando o tratamento químico com sulfato de alumínio como coagulante, e verificar qual é a dosagem ideal para este tratamento analisando ainda as interações dos parâmetros pH e turbidez. Será analisada também uma amostra de água bruta captada do rio Jacuípe.
Metodologia Utilizadoequipamento “Jar-Test”, testando variadas dosagens de sulfato de alumínio. A análise foi feita baseada no procedimento padrão da empresa para análise em “Jar-Test”.
Teste de dosagem de sulfato de alumínio (“Jar-Test”)
Foram coletados 6 jarros com 1L de amostra do efluente final cada.Antes da realização do experimento em “Jar-Test” foi medida a alcalinidade total do