AVALIAÇÃO DE DIVERSOS MEIOS PARA O CULTIVO DE Mycobacterium bovis E OUTRAS MICOBACTÉRIAS
OUTRAS MICOBACTÉRIAS
Evaluation of several media to mycobacterial cultivation
1
S.L. Battistini , E. Roxo
2
Laboratório de Tuberculose. Instituto Biológico. Caixa Postal 12.898 CEP 04010-970. roxo@biologico.br E-mail:
RESUMO
A tuberculose ainda é uma das doenças infecciosas que mais mata no mundo, tendo o seu quadro agravado com o aparecimento da AIDS. Sua transmissão se dá principalmente pelas vias aéreas ou pelo consumo de produtos bovinos contaminados pelos bacilos. A doença em seres humanos pode ser causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou Mycobacterium bovis. O M.bovis causa enormes prejuízos à pecuária com a condenação em matadouro das carcaças contaminadas. O método definitivo para detecção do agente patogênico ainda se faz pelo isolamento do bacilo em meios de cultura.
O presente trabalho tem por objetivo comparar o desempenho de seis meios de cultura com diferentes formulações, distribuídos em tubos com bucha de algodão e tampa de cortiça ou em tubos com tampa de rosca, solidificados em estufa de coagulação ou em banho-maria sobre bandeja de areia, para cultivo das estirpes de M.bovis AN5, M.tuberculosis H37Rv e M.avium D4. Os resultados revelaram que durante os 30 dias de observação, o preparo dos meios em banho-maria favoreceu o crescimento de colônias de
M.avium, enquanto que o coagulador favoreceu o crescimento de M.tuberculosis e M.bovis. Todos os cultivos que apresentaram contaminação foram preparados em banho-maria. O preparo dos meios em tubos com bucha de algodão e tampa de cortiça permitiu um crescimento mais precoce e mais exuberante, nos meios de Petragnani, Stonebrink-IB, Löwenstein-Jensen, Stonebrink e Ogawa-Kudoh, todos preparados à base de ovo. O número de UFC em meio de Middlebrook 7H10 não foi expressivo.
Os meios que mais se destacaram quanto ao tamanho das colônias foram o de Petragnani e o de
Löwenstein-Jensen, em especial para as