Avaliação de desempenho
A Avaliação de Desempenho foi implantada em um órgão daAdministração Pública Federal.
Ao implantarem sistemas de avaliação de desempenho, confrontados pela constatação do fracasso como regra e do sucesso como exceção, os profissionais de recursos humanos do órgão que sedia a experiência relatada neste artigo procuraram construir um sistema que contemplasse as recomendações da literatura, desde o respeito à cultura da organização, passando pela escolha das técnicas de desenvolvimento dos instrumentos, de preparação dos avaliadores e de adequada utilização dos resultados, até as estratégias de implementação e as ações de manutenção.
Um modelo de avaliação de desempenho, para ser bem-sucedido, deve respeitar as características culturais da organização que o adota. Infelizmente, no Brasil é corrente a reprodução de modelos, talvez devido à anunciada escassez de produção científica e tecnológica na área. " Mesmo os modelos mais avançados podem fracassar se as práticas informais de avaliação forem inadequadas. o competente, o indiferente, o descomprometido e o incompetente, todos, sem distinção, recebem avaliações máximas. Tais aspectos podem resultar em desmotivação e redução da produtividade, principalmente dos trabalhadores mais eficientes e mais comprometidos com a organização.
Os sistemas de avaliação devem ser justos e imparciais, baseados em padrões de desempenho atingíveis, objetivos e claros, apoiados na realidade dos cárgos ou postos de trabalho. Para tal, é necessário pesquisar os padrões desejáveis de desempenho junto aos ocupantes dos cargos e às respectivas chefias.
É preciso evitar o risco de construir instrumentos baseados unicamente em traços de personalidade (iniciativa, urbanidade etc.), mais suscetíveis a erros de avaliação do que fatores relativos à produtividade ou à qualidade do trabalho.
Um modelo de avaliação deve