Avaliação de desempenho
TÍTULO: Um estudo de caso sobre os fatores motivacionais dos servidores públicos em uma Escola da Rede Pública Estadual de Ensino em Mossoró-RN.
PROBLEMA PARCIAL:
Nos dias atuais, o corporativismo e as estratégias de mercado são comportamentos e ferramentas sempre presentes nas empresas públicas e privadas, sabe-se que, além do capital financeiro e suas divisas, para o alcance de resultados é imprescindível à criação, gestão e fortalecimento do capital humano nas empresas. O capital humano atribui um valor para cada indivíduo, e esse valor é utilizado para o crescimento da empresa dentro das medidas políticas e pragmáticas de cada gestão empresarial.
Para buscar esse crescimento dentro da organização alguns fatores são importantes no dia a dia das atividades, um dos fatores determinantes para execução das tarefas é o motivacional, visto que esse é a metodologia usada pelos integrativos para o desenvolvimento satisfatório das atividades.
Mesmo diante de uma situação onde existe um diferencial na caracterização funcional (serviço público x empresa privada), dessa forma iremos buscar quais os fatores motivacionais dos servidores públicos quando observamos a forma de ascensão profissional da categoria?
JUSTIFICATIVA:
As funções do cargo são determinantes para executarmos e/ou dirigirmos a realização das tarefas, visto isso, a motivação tem sua origem do próprio indivíduo, dessa maneira somente ele pode ter motivos para a execução das tarefas. Gil (2001) diz que a “Motivação é a força que estimula as pessoas a agir. No passado, acreditava-se que essa força era determinada principalmente pela ação de outras pessoas, como pais, professores ou chefes. Hoje, sabe-se que a motivação tem sempre origem numa necessidade. Assim, cada um de nós dispõe de motivações próprias geradas por necessidades distintas e não pode, a rigor, afirmar que uma pessoa seja capaz de motivar outra”.
Em outros momentos podemos constatar que a motivação está relacionada a