Avaliação de desempenho e remuneração estratégica
EXERCÍCIO 1:
Questões:
Respostas:
A) Desempenho da organização e indivíduos:
Não, pois a recompensa ocorre de forma individual por cargo / atividade. Precisamos fazer uma análise no cenário atual, compreendendo a fundo a cultura organizacional estabelecida para identificar as mudanças necessárias ao planejamento estratégico.
B) Atitudes – foco cliente e resultados:
Não, pois temos abandonado gradativamente esse relacionamento. A remuneração pode ajudar por meio do estabelecimento de metas pré-definidas para compensar estrategicamente essa fidelização dos clientes, acompanhando periodicamente a satisfação do cliente.
C) Redução de Custos:
Não, a redução de custo até então não se mostrou como um ponto importante para a empresa. A flexibilidade pode ajudar sim, pois podemos transformar custos fixos em variáveis, abrindo o leque de possibilidades dentro da empresa.
D) Flexibilidade modelo negócios x mudanças:
Não acompanha o mercado. O plano de negócio deve estar focado no objetivo principal da empresa, sendo devidamente disseminado aos colaboradores, que deverão ter seus objetivos alinhados ao planejamento estratégico, sendo o modelo de recompensa uma ferramenta que acompanhe o atingimento desses objetivos.
E) Compromisso colaboradores x estratégia
O líder não consegue inspirar os colaboradores e não existe remuneração por desempenho
F) Valorização Competências Críticas
Sim, existe um conhecimento sobre as competências críticas para o negócio, entretanto, os colaboradores não são recompensados por suas competências, pois não existe uma gestão estratégica por competências
G) Fatores Críticos para o Sucesso
Não existia um conhecimento sobre os fatores críticos de crescimento do negócio, uma prova disso é o baixo crescimento dos últimos anos. O foco nesses fatores só é promovido quando eles passam a ser parte dos objetivos da empresa.
EXERCÍCIO