Avaliação de desempenho como ferramenta de gestão
A avaliação de desempenho é uma ferramenta indispensável em qualquer organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Existe uma frase que resume bem, a importância da avaliação “... aquilo que não pode ser medido, não pode ser melhorado.”. Uma empresa pode deter os melhores equipamentos, um plano estratégico bem alinhado e um alto poder de capital para investimento e manutenção, mas se essa não tiver pessoal treinado e capacitado para realizar o trabalho, dificilmente vai obter sucesso em um mercado tão competitivo.
Acredito que o sucesso organizacional, está atrelado ao sucesso profissional e pessoal de seus colaboradores. Todo individuo tem as suas peculiaridades, seus pontos fortes e fracos, suas dúvidas e suas certezas, habilidades e falta de habilidades, enfim; somos diferentes nos mais variados aspectos, até porque, se fossemos todos iguais seria um tanto quanto monótono a vida, aqui na terra. Mas o que a organização tem a ver com tudo isso? Simplesmente, tudo a ver.
Hoje, mais difícil que contratar um bom funcionário é mantê-lo dentro da organização. Há muito tempo a remuneração deixou de ser o fator principal para se reter um talento, as pessoas assim como a tecnologia também evoluíram, os bons profissionais sabem da importância de seu trabalho e não são mais “reféns” das organizações, existe, por parte desse pessoal, uma busca insaciável por crescer e se desenvolver em um ambiente agradável e com claras chances de ascensão profissional , motivação se tornou a palavra de ordem.
É preciso traçar o perfil ideal para a pessoa que ira realizar a atividade, atentar para que a remuneração esteja compatível ao mercado e avaliar se a pessoa que ocupa ou vai ocupar o cargo detém o conjunto de habilidades necessárias para desempenhar o trabalho de maneira adequada. Em resumo, a empresa precisa colocar a pessoa certa no local certo. A ferramenta que irá auxiliar, o gestor, nesse processo é a avaliação de