AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS
Avaliação de Ciências 2º bimestre.
O ciclo da água
A água desenvolve um ciclo. O chamado ciclo da água é o caminho que ela percorre. A chuva, basicamente, é o resultado da água que evapora dos lagos, rios e oceanos, formando as nuvens. Quando as nuvens estão carregadas, soltam a água na terra. Ela penetra o solo e vai alimentar as nascentes dos rios e os reservatórios subterrâneos.
Além dos lagos, rios e oceanos as florestas também são responsáveis pelas chuvas. Pois as árvores absorvem grande parte da água, devolvendo ao meio ambiente sob a forma de vapor. O desmatamento reduz a quantidade de chuva.
Responda.
1) Qual é o assunto do texto?
R:____________________________________________________________
2) Explique como acontece o ciclo da água.
R:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Por que é importante manter as florestas?
R:_________________________________________________________________________________________________________________________
Leia a tirinha a seguir.
1) De acordo com a tirinha, por que o penadinho disse para Dona Morte que o machado do homem é pior que sua foice?
R:___________________________________________________________________________________________________________________
2) Como ficou a expressão do rosto da Dona Morte?
R:___________________________________________________________________________________________________________________
3) Você também concorda com o personagem penadinho? Justifique sua resposta.
R:___________________________________________________________________________________________________________________
Leia esta outra tirinha.
1) De acordo com a tirinha o que o Cebolinha está mostrando para