Avaliação de cargos
A avaliação de cargos é um dos elementos de administração salarial responsável pela estabilização interna dos salários. Trata-se de uma denominação que envolve múltiplas técnicas, através das quais se atribuem critérios gerais de comparação de cargos para se obter uma composição lógica, uniforme, justa e digna de classes de cargos.
Segundo Chiavenato (2009, p.41), o instituto britânico de gestão, define avaliação de cargos como sendo “o processo de analisar e comparar o conteúdo de cargos no sentido de colocá-los em uma ordem de classes, as quais podem ser usadas como base para um sistema de remuneração. Toda via, é uma técnica projetada para assessorar o desenvolvimento de uma nova estrutura de salários que define as relatividades entre os cargos sobre uma base consistente e sistemática”.
Em outras palavras, os cargos serão valorados de acordo com os vários métodos passíveis de utilização. Quando se analisa essa questão, constata-se desde o início que não existe um método único para resolver todos os problemas, visto que estruturas de pessoas irão constituir, quase sempre, redes com características próprias, diferenciadas entre si.
O objetivo dessa pesquisa é abordar, de forma sucinta, a importância e distinção entre o método das categorias predeterminadas e o método da comparação por fatores.
A primeira parte aborda de forma sucinta os quatro tipos de métodos de avaliação de cargos. A segunda parte apresenta a conceituação básica e aplicabilidade do método das categorias predeterminadas. Na terceira parte são analisadas a conceituação básica e aplicabilidade do Método da comparação por fatores.
1 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE CARGOS
Segundo Chiavenato (2009, p.42), existem várias maneiras de utilizar sistemas de pagamento. A avaliação de cargos está relacionada com a obtenção de dados que permitirão uma conclusão acerca do preço adequado para cada cargo, indicando as diferenças essenciais entre os cargos, sejam quantitativas ou