Avaliação de carcaças com tiberculose
7397 palavras
30 páginas
1 INTRODUÇÃOA tuberculose é uma doença considerada em sua essência uma “epidemia lenta”, uma das ultimas pestes que assolaram a humanindade (peste branca) e que ressurge nos dias de hoje como uma “emergencia global”, sendo a principal causa de morte provocada por um único agente. A estimativa para este século, entre os anos de 2000 a 2020, é de que aproximadamente um bilhão de pessoas estarão infectadas por esta doença; destas 200 milhões de pessoas ficarão doentes e 35 milhões irão morrer de tuberculose, caso o controle não seja eficiente e rígido (RUGGIERO, 2004).
A fim de esclarecer os aspectos relacionados à tuberculose bovina causada pelo M. bovis, foram abordados neste trabalho os seguintes aspectos: anatomia dos pulmões, epidemiologia, etiopatologia, métodos de diagnósticos, descrição dos sinais clínicos e alterações patológicas observadas na tuberculose bovina, controle, legislação e impacto econômico, com a finalidade de atualizar os conhecimentos e uniformizar a conduta de diagnóstico e controle desta enfermidade.
12
12
2 REVISÃO DE LITERATURA
A tuberculose bovina, doença causada pelo Mycobacterium bovis, ocorre no mundo todo, mas é uma doença que apresenta incidência reduzida em alguns países, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e outros países da Europa. Além de constituir um grave problema de saúde pública, os prejuízos causados por esta enfermidade representam significativas barreiras econômicas (CASTRO, 2008).
A tuberculose como zoonose é preocupante, principalmente nos países em desenvolvimento, sendo necessárias melhorias nos aspectos de saúde pública veterinária em relação à infecção por M. bovis, especialmente nas populações em risco, como tratadores de rebanhos e trabalhadores da indústria de carnes. Um dos maiores problemas de saúde pública era a transmissão da tuberculose bovina ao homem através do leite de vacas infectadas, contudo, com o desenvolvimento da pasteurização este problema foi minimizado (CASTRO, 2008).
2.1 Anatomia