Avaliação de aprendizagem
- Quais as características da postura classificatória e mediadora na avaliação das aprendizagens?
Resp.: Pois bem, a postura classificatória é caracterizado pela falta de relação entre aluno e professor, é baseada em verdades absolutas, critérios objetivos, medidas padronizadas e estatísticas. Já a postura mediadora é caracterizada pela relação profícua, continua, entre professor-aluno sempre na tentativa de buscar a aprendizagem como processo de construção de conhecimento, a partir das experiências e do processo de trabalho. Professores e aluno buscando coordenar seus pontos de vista, roçando idéias, reorganizando-as.
- Qual a diferença entre teste referenciado a critério para o referenciado a padrão?
Resp.: A diferença principal do significado entre os dois tipos de medidas está na finalidade de sua utilização na educação. Medidas referenciadas a padrão se aplicam a situações de concursos, de seleção, porque, justamente baseiam-se em critérios de variabilidade, resultando em classificação. Já a perspectiva referenciada a critério, ao invés disso, pretende investigar o domínio de cada aluno e o nível de sua compreensão em relação a uma determinada área, sem compará-lo ao grupo, e estabelecendo significados claros acerca de tal domínio para poder proceder à orientação pedagógica que se faça necessária em caso de dificuldades observadas.
- Quais as características das provas e testes na concepção mediadora?
Na concepção mediadora uma das características é que as provas e testes devem estão intimamente relacionadas à gestão da aprendizagem dos alunos. Não podendo as provas e testes ser supervalorizadas em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico. Podemos ainda dizer que as provas e testes reflete a interatividade, a participação e produtividade de cada aluno. É preciso deixar claro que a prova é somente uma formalidade do sistema