Avaliação das condições higiênico-sanitárias de estabelecimentos produtores e distribuidores de alimentos
Jacqueline de Oliveira Barasoli 1
Elaine Cristina de Mattos 2
1 Autora do Projeto
2 Orientadora do Projeto
Boas Práticas na Produção de Alimentos / Qualidade de Alimentos
Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos – CBES
Resumo – Este artigo tem a finalidade de analisar dois diferentes estabelecimentos produtores de alimentos de acordo com a RDC nº 275. Os dois estabelecimentos analisados foram: um restaurante industrial e uma fábrica de alimentos congelados, a fim de observarmos os pontos críticos de cada seguimento. Observou-se que apesar de os dois estabelecimentos produzirem alimentos, os mesmos tem particularidades quanto aos seus processos e dificuldades em cumprir a legislação diferentes um do outro.
Abstract –
(Palavras-chave: higiênico-sanitárias, alimentos)
Introdução
Na segunda metade do século XX, a sociedade brasileira passou por um intenso processo de transformação devido ao desenvolvimento industrial. Dentre as mudanças, destacam-se os novos hábitos sociais e a mudança no padrão de consumo alimentar (AKUTSU et al., 2005).
No Brasil, estima-se que, de cada cinco refeições, uma é feita fora de casa, na Europa duas em cada seis e, nos EUA, uma em cada duas. Esses números indicam que ainda pode haver um grande aumento e desenvolvimento dos estabelecimentos que produzem alimentos para consumo imediato no país (AKUTSU et al., 2005).
Com o crescimento do mercado de alimentação, torna-se imprescindível criar um diferencial competitivo nas empresas por meio da melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos, para que esse diferencial determine quais permanecerão no mercado (AKUTSU et al., 2005).
Além disso, a qualidade higiênico-sanitária como fator de segurança alimentar tem sido amplamente estudada e discutida, uma vez que as doenças veiculadas por alimentos são um dos