Avaliação da substituição de um reservatório elevado por inversor de frequência
FACULDADES INTEGRADAS DA TERRA DE BRASÍLIA
CURSO DE SANEAMENTO BASICO E MEIO AMBIENTE
EDUARDO GOUVEIA SANTIAGO LAGE
KACILDO INÁCIO DE OLIVEIRA
AVALIAÇÃO DA SUBSTITUIÇÃO DE UM RESERVATÓRIO ELEVADO POR INVERSOR DE FREQUÊNCIA EM COLMÉIA - TO
ORIENTADOR: RAFAEL MONTANHIM, D Sc
PALMAS
2010
Avaliação da SUBSTITUIÇÃO DE UM RESERVATÓRIO ELEVADO POR INVERSOR DE FREQUÊNCIA em colméia - to
Eduardo Gouveia Santiago Lage[1]
Kacildo Inácio de Oliveira[2] rafael montanhini[3]
RESUMO
Este artigo visa avaliar a utilização de inversores de frequência para abastecimento de redes de distribuição de água tratada por meio de controle de pressão, em substituição a reservatórios elevados. Um exemplo real sobre esta alternativa, utilizado como objeto de estudo, encontra-se no Município de Colméia – TO, onde existe a necessidade da construção de um novo reservatório, pelo fato da cota do novo setor ser superior à estação de tratamento.
O novo reservatório seria abastecido por um conjunto motor-bomba a jusante de um reservatório apoiado localizado na estação de tratamento de água do Município de Colméia – TO. Como alternativa para a redução dos custos de implantação deste projeto de abastecimento, a Companhia de Saneamento responsável, utilizou um sistema de controle para o conjunto motor-bomba. Tendo como princípio a pressão manométrica fornecida pelo reservatório elevado no ramal de distribuição, o sistema de controle proposto irá manter a pressão da rede por meio de bombeamento controlado. Com pressão suficiente na rede, foi possível eliminar a necessidade do reservatório elevado, porém com algumas considerações.
PALAVRAS-CHAVE: Abastecimento, reservatório elevado, controle de pressão, inversor de frequência
INTRODUÇÃO
“A operação dos sistemas públicos de abastecimento de água sempre mereceu atenção especial, por tratar-se de serviço essencial complexo.