Avaliação da participação em gestão de processos e qualidade
Os Processos devem ser baseados em estratégias de negócio, contendo interfaces que permitam a sua gestão de forma eficaz, sendo possível gerenciar todos os componentes do processo de forma integrada, obtendo melhorias na qualidade, preço e prazo de entrega.
Resposta:
O caótico mundo das organizações imerso em pressões econômicas, tecnológicas, sociais e ambientais conduz a busca por diferenciais competitivos que as mantenham vivas no mercado. Um dos muitos aspectos inerentes às necessidades competitivas das empresas é a otimização do seu conjunto de instrumentos administrativos e estratégicos com todas as suas atividades recorrentes ao processo, sejam elas as mais simples ou as mais complexas. As organizações devem buscar metodologias e técnicas que venham sustentar esta otimização através do alinhamento das estratégicas de negócios para com os processos, visando assim, o aperfeiçoamento de todos os planejamentos organizacionais em busca da almejada vantagem competitiva sustentada.
Um exemplo simples e prático pode ser aplicado respondendo a três coisas que uma empresa tem de entender muito bem se quiser competir com vantagem sobre seus concorrentes:
Seu modelo de negócio: "o quê fazemos e por que".
A estratégia de negócio para desenvolver esse modelo: "como, quando, onde, por quem e para quem vai ser feito fazemos"
A execução da estratégia para colocá-la em prática: “é realmente fazer aquilo que foi decidido”.
2. Que relação há entre levantamento de diagnóstico organizacional, estratégia e gestão de processos? Qual deve ser a intensidade da relação entre esses elementos?
Resposta: Uma relação de complementação e cumplicidade. Uma organização que pretende ter de si mesma uma visão estratégica precisa levar em conta que há um fluxo de conhecimentos que afeta o resultado como um todo. O ambiente organizacional atual requer idéias brilhantes, ações rápidas e uma constante