AVALIAÇÃO DA FITOMASSA SECA EM MUDAS DE MAMOEIRO HAVAÍ SUBMETIDAS A DIFERENTES SUBSTRATOS E VOLUMES.

1279 palavras 6 páginas
AVALIAÇÃO DA FITOMASSA SECA EM MUDAS DE MAMOEIRO HAVAÍ SUBMETIDAS A DIFERENTES SUBSTRATOS E VOLUMES.

Marcos Vinicius Ribeiro de Sousa1, Gerlani Alves da silva1, Evandro Franklin de Mesquita², Bruna Vieira de Freitas3, Tancredo de Almeida Dantas3, Janilene Alves de Sousa3, Flaviana de Andrade Vieira3, Shirlyanne Ferreira da Silva3, Raimundo Andrade2, José Geraldo Rodrigues dos Santos2

1Alunos do curso de Licenciatura Plena em Ciências Agrárias – UEPB – Campus IV: marcosvinicius60@hotmail.com
2Professores Doutores do Departamento de Agrárias e Exatas, Campus IV, Universidade Estadual da Paraíba: elmesquita4@uepb.edu.br
3Licenciatura Plena em Ciências Agrárias – UEPB – Campus IV

INTRODUÇÃO

A cultura do mamão merece destaque na fruticultura nacional, de modo geral, poucas pesquisas tem sido desenvolvida com essa frutífera, principalmente em relação à formação de mudas.
No processo de produção de mudas de mamoeiro, o estudo de um substrato e volume adequado que forneça de forma equilibrado os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas, é necessário, pois a qualidade da muda é fundamental na implantação de um pomar produtivo. O substrato deve apresentar condições adequadas à germinação e desenvolvimento do sistema radicular da mesma.
A maior parte do peso seco de um vegetal consiste de materiais orgânicos resultantes da fotossíntese e de processos subseqüentes. Os nutrientes essenciais, elementos nutricionais de que a maioria das plantas necessita para completar seu ciclo são: C, O, H (fornecidos pelo ar e pela água); N, P, K (macronutrientes primários); Ca, Mg, S (macronutrientes secundários) e B, Cu, Fe, Mn, Mo, Cl, Ni e Zn (micronutrientes). Portanto, o suprimento adequado de cada nutriente em cada estágio de desenvolvimento da cultura é essencial para o crescimento ótimo em todos os estádios (CHAVES et al., 2010).
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a fitomassa seca em mudas de mamoeiro em função de diferentes

Relacionados

  • Livro T picos em Ci ncias Agrarias
    135343 palavras | 542 páginas
  • Apostila De Agrometeorologia
    88898 palavras | 356 páginas