Avaliação clinica do filme cisne negro
Introdução
O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do filme assistido em sala de aula denominado Cisne Negro a partir do foco cognitivo na personagem principal de nome Nina (atriz Natalie Portman).
Fundamentação Teórica
Tudo o que nos acontece é devido à nossa interpretação. Não do que é propriamente dito e sim a forma que o individuo interpreta esse evento. A terapia cognitivo comportamental atua com crenças disfuncionais que são as interpretações distorcidas da realidade.
Pode-se dizer por personalidade na visão cognitiva tudo aquilo que distingue um sujeito do outro e o conjunto de características que determinam sua individualidade pessoal e social. Para Greenberg e Padesky a personalidade é analisada em termos de pensamentos, comportamentos, estados de humor e reações físicas. Dentro desta teoria a compreensão da personalidade envolve eventos, cognições, afetos e comportamentos.
O evento refere-se aos acontecimentos que ocorrem na vida de um indivíduo e na maneira como ele os percebe. Podem ocorrer externamente, podendo ser físicos ou sociais ou internos (biológicos e psicológicos). Sabemos que os estímulos podem ser internos (biológico e psicológico) ou externos (físicos e sociais) e desencadeiam uma resposta emocional. O elo entre os estímulos e a resposta emocional é feito pelo pensamento automático. Encontra-se em um nível mais superficial e podem ser acessados via consciência, ou seja, podemos identificá-los e/ou reconhecê-los quando voltamos nossa atenção para eles. São espontâneos, ocorrem rapidamente e é uma interpretação imediata de qualquer situação. Os pensamentos referem-se as nossas crenças, lembranças, imagens que estão relacionados aos conceitos de consciência, pensamentos automáticos e esquemas.
Os pensamentos automáticos são os fluxos de pensamentos abaixo da atenção consciente e ocorrem quando experimentamos fortes emoções. Estes podem ser desadaptativos e