Avaliação 6º ano língua portuguesa
A abelha operária, encarregada pela natureza da proteção da colméia até com a própria vida, tem um ferrão com pequenas farpas, o que impede que seja retirado facilmente. Depois de dar a ferroada, a abelha tenta escapar, voando. No entanto, por causa das farpas, a parte posterior do abdômen, onde se localiza o ferrão, fica presa e a abelha morre. Como ali também se localizam os nervos da glândula de veneno, este continua a ser instilado na ferida mesmo depois da partida do inseto. Quando o ferrão é usado contra outros insetos, a abelha não morre, porque ela pode retirar as farpas das vítimas.
(Superinteressante,18/10/2008)
1. Releia o trecho: “Como ali também se localizam os nervos da glândula de veneno, este continua a ser instilado na ferida mesmo depois da partida do inseto”.
O termo em destaque é usado para evitar a repetição da palavra:
colméia
farpas
abdômen
glândula
RESPOSTA: C
2. Complete a fábula a seguir, empregando os verbos indicados no modo indicativo e nos tempos solicitados. Faça a concordância do verbo em número e em pessoa com o sujeito, de acordo com o contexto.
O garoto do “Olha o lobo”
Um pastorzinho, que_______________ (cuidar — pretérito imperfeito) de seu rebanho perto de um povoado, ______________(gostar — pretérito imperfeito) de se distrair de vez em quando gritando: — Olha o lobo! Socorro! Olha o lobo! ______________ (Dar — pretérito perfeito) certo uma, duas ou três vezes. Todos os habitantes do povoado ______________ (vir — pretérito imperfeito) correndo ajudar o pastorzinho e só ______________ (encontrar — pretérito imperfeito) risadas diante de tanto esforço. Um dia, ______________ (aparecer — pretérito perfeito) um lobo em carne e osso. O menino ______________ (gritar — pretérito perfeito) desesperado, mas os vizinhos ______________ (achar — pretérito perfeito) que ______________ (ser — pretérito imperfeito) só brincadeira e