Avaliação 360 GRAUS
Semana 7– Atividade Avaliativa 7
1 - Expresse as razões pelas quais você introduziria na sua empresa um sistema de avaliação 360 Graus. Por ser um método de avaliação extremamente abrangente, uma vez que todos os elementos diretamente ligados o avaliado é focado por praticamente todos os elementos que têm contato com ele: subordinados, superiores, clientes internos e externos, fornecedores, entre outros. Este processo de “avaliação total” recebe o nome “360 graus” exatamente pela dimensão que assume o campo de feedback.
2 - O que diferencia um Sistema de Avaliação por Escala Gráfica de um Sistema por Escolha Forçada? Enquanto a escala Gráfica pode medir tanto a quantidade quanto a qualidade de trabalho, conhecimentos, cooperação, assiduidade, iniciativa, criatividade, etc. Já o modelo de escolha forçada obriga o avaliador a considerar somente o trabalho e os respectivos resultados e não a personalidade do avaliado.
3 - Explique a diferença entre Efeito Halo e Efeito Tendência Central. Qual o papel do Compromisso de Ação Conjunta? No efeito halo durante o processo de avaliação, o avaliador se deixa levar por alguma característica do avaliado que o tenha marcado de forma tão significativa que o impede de interpretar as demais características com neutralidade e clareza. Enquanto no Efeito tendência central o avaliador força sua avaliação em um ponto central da escala, para não se comprometer ou para não criar a constrangedora situação de ter de explicar as razões e os argumentos que subsidiaram sua decisão. Um programa de avaliação de desempenho além de cumprir o seu papel também sirva de elo de aproximação da relação profissional e pessoal. Uma forma de criar esse vínculo é que ocorram ações transparentes entre avaliador e avaliado. Dar retorno da avaliação ao seu avaliado, negociar ações para que o avaliado possa melhorar seu desempenho, programar atividades para o próximo período. Também é