Avaliativas de formação
Era um sistema pelo qual os países da Europa que possuim colônias na América, mantinham o monopólio da importação das matérias-primas mais lucrativas dessas possessões, da exportação de bens de consumo para as respectivas colônias. O objetivo das autoridades reais era garantir que as atividades econômicas das colônias gerassem lucros para a metropóle.
ATIVIDADE TEMA 2:
O café foi o produto mais importante de exportação do século XIX e foi o que consumiu o menor número de escravos, o café era um ótimo negócio para o fazendeiro, o mercado e os preços era favoravéis ao Brasil, os Estados Unidos se tornou um dos maiores compradores de café.
ATIVIDADE TEMA 3:
Após promulgada a Lei, dificultou e encareceu muito a escravidão, com isso os escravagistas seriam forçados a procurar outras formas de mão-de-obra barata. Então começaram a surgir as imigrações de Europeus para o país. Os escravos que já estavam no Brasil, passaram a ser comercializados internamente. Não demorou muito para a Inglaterra pressionar o Brasil e parar com o tráfico interno.
Assim foi tomada a decisão de colocar trabalhadores assalariados. Mas mesmo assim, os problemas continuaram, pois o fato dos fazendeiros estarem acostumados ao sistema escravista, resultou em problemas para os imigrantes, tais era submetidos a uma semi-escravidão.
Alguns países ainda não satisfeitos com as decisões do Brasil, determinaram a proibição da vinda de imigrantes (alemães) para o Brasil, assim o Brasil adquiriu um sistema de Imigração Subvencionada, ou seja, passando a financiar a vinda e as despesas iniciais dos imigrantes.
ATIVIDADE TEMA 4:
Em fevereiro de 1906, os governadores dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, se reuniram para discutir sobre uma solução para a crise de excesso da produção de café. Então, idealizaram uma política na qual, para manter o preço do café em alta, o governo passaria a comprar todo o excedente gerado: O Convênio de Taubaté.