Avaliativa economia
Economia
Questão 1 (Tema 1)
Escassez significa o mesmo que pobreza? Justifique sua resposta.
Resp: Não. Escassez é a falta de oferta de um produto no mercado, ou seja, há uma procura maior (demanda) e a oferta é pouco disponível.
Já a pobreza, é ter poucos bens e recursos para adquirir aquilo que se deseja, é a situação econômica de uma pessoa ou até mesmo de um país.
Questão 2 (Tema 2)
Segundo o pensamento keynesiano, a premissa fundamental para se compreender uma economia encontrava-se na simples observação dos níveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos próprios consumidores. Partindo desse princípio, a doutrina keynesiana aponta que, no momento em que as empresas tendem a investir menos, inicia-se todo um processo de retração econômica que abre portas para o estabelecimento de uma crise.
Com base neste texto, responda:
O que o Estado deveria fazer segundo Keynes para se evitar uma crise?
Resp: O governo deveria reduzir os gastos públicos e tributos. E, aumentar a produção, o emprego, e dessa forma aumentaria a demanda.
Questão 3 (Tema 3)
O governo intervém na formação de preços de mercado, quando fixa impostos, dá subsídios, estabelece os critérios de reajuste do salário mínimo, fixa preços mínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamento ou, ainda, congela preços e salários. Como podem ser divididos os impostos? Explique-os.
Resp: Os impostos podem ser divididos em diretos e indiretos.
Impostos indiretos: são os impostos incidentes sobre o consumo ou sobre as vendas. Ex: ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
Impostos diretos: são os impostos incidentes sobre a renda e o patrimônio das pessoas físicas. Ex: IR (Imposto de Renda), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
Nos impostos indiretos destaca-se:
Imposto específico: o valor do imposto é fixo, ou seja, independe do valor da unidade vendida;