AVALIACAO HISTORIA ANTIGA
Alana Dysarsz da Cunha - N. USP 8576230
1. A época arcaica foi marcada pela formação de novas formas de organização política no mundo grego. Dentre elas, a pólis é aquela que recebeu maior atenção de estudiosos e das fontes em geral.
Analise o processo de formação da pólis, relacionando-o aos processos que marcaram a época arcaica.
As trajetórias regionais de desenvolvimento após a Idade das Trevas tem diferenças tanto em qualidade quanto em escalas e datas, e de acordo com John K.
Davies, nenhum modelo específico para o aparecimento das poleis é inteiramente válido, e sua datação também percorre caminhos perigosos na medida que uma história ampla pode acabar sendo reduzida a um espaço muito pequeno. Entretanto, desenvolvimentos indo no sentido da formação da pólis se entrelaçam com o período arcaico e podem ser apontados e problematizados de acordo com suas controvérsias historiográficas a partir de alguns amplos processos da época.
Um dos fatores que aparece constante é o aumento demográfico que acontece na época. Evidências arqueológicas sugerem um maior número de pessoas se estabelecendo em maior número e espalhadas numa área geográfica mais ampla do que em qualquer outro momento dos quatro séculos anteriores a partir da segunda metade do século VIII. Talvez o crescimento da população não tenha sido um motor de mudança primário mas costuma indicar que as condições para isso estão presentes e apontar alterações sociopolíticas, e no caso, leva também a outros processos. O formato das colônias gregas, apoikia que se espalham através de grupos organizados no âmbito do mediterrâneo, por exemplo, e os emporion, entrepostos comerciais, são a materialização geográfica desse processo de expansão demográfica. Elas contribuem para o desenvolvimento da polis na medida em que facilitam seu desenvolvimento através do fluxo das trocas, novos compradores e vendedores que fortalecem as economias em formação e colocam os