avaliacao final de filosofia
Professor Carlos Motta
Luiz Eduardo Dezolt da Cunha
Conhecimento e verdade:
O conhecimento é constituído por tudo que adquirimos e absorvemos no decorrer da vida através de diferentes maneiras de aprendizagem. O conhecimento cientifico estuda a realidade de maneira exata, assim se tornando lei universal ate que novas descobertas por meio cientifico provem o contrario. É necessário que o conhecimento científico seja exato, transparente e apto a averiguação em qualquer tempo, com informações precisas e objetivas, evitando erros. Caso eles ocorram à ciência possui meios de corrigi-los e reaproveitá-los, estabelecendo exatidão.
A ciência não sacia todos os anseios do homem em relação ao universo já que todos os fatos e perguntas devem ser provados, o que o leva a buscar respostas na filosofia, o chamado conhecimento filosófico.
O ser humano tem fé e deuses para reverenciar, busca respostas em uma forca maior. É o chamado conhecimento teológico.
O ser precede o conhecimento que temos dele, os objetos existem independentemente de nós saber sua existência. As sensações dão-nos a imagem do universo real. Os objetos podem atuar de forma direta ou indiretamente nos nossos sentidos, que levam ao nosso cérebro a informação necessária para obtermos a imagem precisa do determinado objeto. O conhecimento racional objetivo não dispensa o conhecimento sensível, tomando a ciência como base a filosofia procura o conhecimento objetivo através de reflexões o que a difere do cientifico que é exato já o filosófico é abstrato.
A verdade é a realidade: fala sobre as deturpações que ocorre com a percepção, concluindo que a verdade confunde conceitos subjetivos com a realidade, criando conhecimentos duvidosos. A negação da verdade objetiva é incompatível com a ciência que busca saber toda verdade material do universo, sem essa verdade ela seria inútil.
Senso Comum x Conhecimento cientifico
Senso Comum é uma forma