Avaliacao de desempenho
A busca por maximização dos resultados e indicadores qualitativos levam as empresas da atualidade a compreender cada vez mais, a necessidade do desenvolvimento de estratégias para a contribuição dos seus funcionários no sucesso de seus negócios. Somente executar as tarefas que lhe são designadas, começa a ser insuficiente para um resultado eficiente e lucrativo dentro das organizações e, se torna imprescindível uma ferramenta para conhecer as habilidades dos colaboradores dentro da corporação. Segundo Chiavenato (1999), a nova ordem é a competitividade da empresa através da qualidade e produtividade das pessoas, sendo uma das atribuições da área de gestão de pessoas, trabalhar a relação empresa-empregado, no intuito de alinhar os objetivos individuais com os organizacionais.
As empresas são gerenciadas por pessoas. Elas representam um recurso estratégico único das organizações. Por isso, entender suas preocupações, aspirações e competências é essencial para determinar a posição e as opções estratégicas de uma empresa. (KLUYVER; PEARCE II, 2007).
Avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada para auxiliar as empresas a conhecer as aptidões e os talentos dos seus funcionários. Esta ferramenta ajuda a organização a tomar conhecimento sobre a melhor contribuição de cada colaborador para seus negócios, além de mostrar também para o próprio funcionário suas competências e seus pontos a desenvolver. Existem vários tipos de avaliação de desempenho, como a Gestão por objetivos, Auto-Avaliação, Escala de avaliação gráfica, 360-licenciatura, Matriz e outras. Esta pesquisa tem por objetivo, entender sobre a Avaliação de desempenho 360 graus utilizando a ferramenta BSC (Balanced Scorecard). A Avaliação de desempenho 360 graus, é também conhecida como feedback 360 graus e trata-se de um tipo de avaliação onde o funcionário recebe feeedbacks simultaneamente de diversas pessoas que estão ao seu redor, ele pode ser avaliado inclusive pelos