Avalia O Nutricional Crian A E Adolescencia Atualizada
Crescimento físico: Aspectos gerais
O processo de crescimento é multifatorial e complexo, levando em conta a genética do indivíduo e fatores hormonais, nutricionais e psicossociais. Apesar disso a criança ainda cresce de maneira muito previsível. O desvio desse padrão pode ser um sinal de algumas doenças, endócrinas e não endócrinas. Portanto é de extrema importância a avaliação de crianças e adolescentes.
Avaliação de crescimento
O histórico clínico é fundamental na avaliação , devendo – se detalhar aspectos da gestação , condições de parto , peso , comprimento e anormalidades neonatais . Avaliar sintomas e sinais de doenças sistêmicas como síndrome de má absorção e cardiopatias, pneumopatias entre outros e o uso de medicações que possam comprometer o crescimento . É necessário que o exame físico seja detalhado e não se deve esquecer de avaliar estigmas específicos , pois várias síndromes podem ser responsáveis por comprometer o crescimento . Observar para quadros de obesidades e baixa estatura, pois são sinais fundamentais para quadros de má absorção.
Outra característica que deve ser observada no exame físico principalmente em crianças com baixa estatura, é a medida de proporções, através da relação entre segmento superior e segmento posterior ou entre estatura na posição sentada e comprimento da perna. Essas medidas vão indicar se a baixa estatura é proporcionada ou não, o que direciona o profissional para o diagnostico etiológico. Além de avaliação do tamanho da criança em relação ao padrão da população em referência, realizar também análise evolutiva que apresentará quanto centímetros a criança cresce a cada ano. O período mínimo para as avaliações de estatura deve ser se seis messes, a fim de evitar erro de cálculos.
Também deve se considerar a estatura dos pais pois se constitui em uma característica fenotípicas que recebem grandes influenciam das características genéticas . Quando o pai e a mãe