Avalia O Livro Gremaud
Não foi um século perdido para o crescimento econômico, pois no século XX houve um alto crescimento econômico no Brasil, representado em grande escala pelo PIB, onde até os anos 30 tinha como principal fonte de crescimento a agricultura, depois a indústria passou a ter maior participação. Saindo então da dependência de produtos agrícolas para exportar dando lugar para a industrialização voltada para o mercado interno e não para exportação.
2. Em termos de desenvolvimento econômico, o século XX foi um século perdido?
Os altos índices de concentração de renda e de sua má distribuição persistentes até os dias de hoje, são indicadores de que o caminho que se tentou traçar ao longo do século XX não foi bem-sucedido. Um bom resultado no desenvolvimento econômico seria alcançado se a produção tecnológica nacional fosse compatível com a demanda social do país. Os esforços do governo estavam concentrados apenas no enfoque econômico da questão, deixando de lado os investimentos e as reformas necessárias na área social de responsabilidade do Estado.
3. Reconstrua o quadro 12.1 levando em consideração a evolução do problema inflacionário no Brasil.
Período
Problema inflacionário
1900-1930
Industrialização é acompanhada pelo aumento de preços e relativa aceleração inflacionária
1930-1945
Disparada da Inflação junto com retração do crescimento econômico
1945-1980
Auge da inflação
1980-2000
Década de 90, depois do Plano Real, inflação volta aos patamares de antes da industrialização
4. Explique a evolução da vulnerabilidade externa brasileira ao longo do século XX.
A vulnerabilidade externa da economia brasileira está presente ao longo do século XX, que se mede de acordo com a elevação ou a redução das exportações que enfrentou muitas dificuldades durante o século. Na segunda metade do século XX houve uma ampliação da dívida externa brasileira, o coeficiente de vulnerabilidade era crescente até os