Avalia O Educacional Escolar
O presente trabalho é uma elaboração acerca da análise do autoritarismo sob a Avaliação Educacional Escolar, onde o autor tem por objetivo organizar e sistematizar os avanços que possam contribuir para romper os paradigmas na prática de avaliação escolar em sala de aula.
Para tanto, o autor considera importante frisar que a avaliação educacional e a avaliação da aprendizagem escolar não são apenas um conceito, mas que deve ser entendida como um modelo teórico que nos possibilite transformar em prática pedagógica. Luckesi descreve a avaliação de aprendizagem escolar como sendo um modelo social liberal conservador, nascido da estratificação dos elementos transformadores resultados da Revolução Francesa. Segundo o mesmo, a burguesia que se unira as classes populares havia sido revolucionária na luta contra os privilégios da nobreza e do clero, acabara por si tornar reacionária e conservadora no intuito de reivindicar seus benefícios econômicos. No entanto, as características do entendimento liberal vindas da revolução da burguesia são norteadores na nossa sociedade atual, já que esta prevê e garante aos cidadãos o direito a igualdade e a liberdade, onde cada um poderá buscar sua realização pessoal e usufruir de suas conquistas.
De acordo Luckesi, as pedagogias hegemônicas que se definiram após a Revolução Francesa estão a serviço do nosso modelo social, de forma que a avaliação educacional e a avaliação da aprendizagem utilizam instrumentais seguindo esta linha teórica.
Segundo o autor, o modelo liberal conservador produziu três pedagogias distintas, entremeadas pelo mesmo objetivo de conservar a sociedade na sua configuração, sendo elas a pedagogia tradicional visando a transmissão de conteúdo, na pessoa do professor e no intelecto; a pedagogia renovada ou escolanovista centrada na maneira da produção de conhecimento compreendendo que cada educando é único; e a pedagogia tecnicista que considera os