AVALIA O DO II BIMESTRE SITUA O PROBLEMA
Visto do
Professor
CURSO
DISCIPLINA
NOTA
NOTA POR EXTENSO Fisioterapia
Introdução às
Políticas de Saúde
DISCENTE
CPD
1. Ana Karlla
28187
2. Geisla Carneiro
27680
3. Guilian Alves
29471
4. Jessica Guimarães
28292
5. Marina de Lima
28348
6. Maria Eduarda Rodrigues
28417
7.
8.
SITUAÇÃO - PROBLEMA
A família de Dosolina Piroca, deficiente física, mora em uma das regiões administrativas do entorno do Distrito Federal. O marido, Alfredo Prazeirozo, é pedreiro e convive com intensas dores lombares, e como não paga aluguel, quase toda a renda familiar é revertida em alimentos e indumentárias paras as filhas do casal: Delícia e Eva Gina, de 6 e 8 anos, alegrias do casal, que tenta, à custa de muitos sacrifícios, garantir a alimentação que considera mais adequada: o maior orgulho da Dosolina Piroca é que as queridas filhas tomaram sempre leite industrializado em pó, e que pode, frequentemente, comprar biscoitos, bebidas lácteas, refrigerantes e outros produtos industrializados, que as meninas adoram.
Dosolina Piroca, mesmo deficiente física, é considerada pela comunidade mãe e dona-de-casa muito dedicada, se sacrifica para dar o de melhor para as filhas. Mas na última consulta ao pediatra do centro de saúde, este disse que as meninas estavam com sobrepeso superior as suas idades, e que isso ocasionaria em obesidade no futuro.
Dosolina Piroca sentiu-se surpresa e confusa com tal comentário, e o Alfredo Prazeirozo achou que o médico falou “bobagens”, pois desconhecia as dificuldades e os esforços desprendidos por ele para manter as meninas tão bem cuidadas.
Dosolina Piroca e Alfredo Prazeiroso, apesar das suas limitações físicas e financeiras, também estão com sobrepeso, e ademais ele sofreu, nós últimos meses, intensas crises de hipertensão arterial, além das queixas frequentes das dores lombares.
Finadina Deuzivalda, a irmã de Dosolina Piroca, e mora há um ano na área mais distante e carente da