Avalia o de Desempenho
KLEITON VIANEI GOMES
R.A: 9203150
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
São Paulo
2015
INTRODUÇÃO
Avaliar o desempenho do profissional não é algo irrelevante ou um instrumento de controle objetivo e obter um resultado final com efeitos positivos na motivação. A taxa de sucesso dos empregados depende da forma como a administração as dirige, avaliando e recompensando e nelas depositando confiança. Onde o gestor terá de fazer uma análise das suas expectativas: deve apresentar objetivos realistas, ter reações positivas e ser um bom ouvinte.
O sistema de avaliação de desempenho pode ser feito internamente, pelo departamento de recursos humanos, ou ser subcontratado a uma empresa especializada na gestão de recursos humanos.
Avaliação de Desempenho
Em sua grande maioria as empresas utilizam e necessitam de métodos de Avaliação, com intuito principal de avaliar o desempenho.O objetivo principal é de verificar o quanto o empregado da empresa adaptam-se as demandas e exigências do trabalho, além de identificar o quanto contribui para alcance dos objetivos da organização.
Em teoria existe diferença entre desempenho e potencial embora sejam conceitos distintos no cotidiano organizacional, mas essa relação estreita entre ambos provoca equívocos e distorções.
Potencial x Desempenho
Segundo Souza (2005), esta diferenciação torna-se necessária diante das exigências da competitividade que, aliados ao mercado globalizado e aos avanços tecnológicos, impõem desafios que não deixam dúvidas quanto à relevância da força humana no processo produtivo. Entre as conseqüências das transformações organizacionais decorrentes dessas pressões externas, os gerenciamentos do potencial e do desempenho têm grande importância diante das demandas para a substituição dos alicerces dos modelos e das praticas gerencias decorrentes.
Potencial – Segundo Souza (2005), “potencial é um poder inerente à pessoa, refletindo nos