AVALIA O DE DESEMPENHO
O que é?
A Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (FNPQ, 1995, p.54) define desempenho como sendo "os resultados obtidos de processos e de produtos que permitem avaliá-los e compará-los em relação às metas, aos padrões, aos referenciais pertinentes e a outros processos e produtos. Mais comumente, os resultados expressam satisfação, insatisfação, eficiência e eficácia e podem ser apresentados em termos financeiros ou não" (apud SOUZA, 2009).
"No processo de avaliação de desempenho, tanto o avaliador quanto o avaliado devem ter uma compreensão comum do que seja o desempenho esperado. Isso implica a necessidade de se especificarem objetivos e explicar os passos a serem dados para alcançá-los". (MAXIMIANO, 1995, p.441 apud SOUZA, 2009).
Esse processo pode ser definido como um acompanhamento sistemático do desempenho das pessoas de dada organização, que permite verificar como os empregados estão contribuindo para os resultados dessa organização, e serve como instrumento para levantamento de necessidades de treinamento e desenvolvimento dos indivíduos ou de uma equipe (MOREIRA; TOSE, 2012).
História da Avaliação de Desempenho
Como nos mostra a história, segundo Chiavenato (2001), a prática formal de avaliar o desempenho humano teve início no século IV, na fundação da Companhia de Jesus, em que se avaliava o potencial de cada um de seus jesuítas, por meio de um sistema combinado de relatórios e notas das atividades. Rabaglio (2010) confirma Chiavenato (2008), dizendo que “os Jesuítas eram submetidos a rigorosos sistemas de avaliação, compatíveis com a severidade dos modelos e valores da época”. (RABAGLIO, 2010, p.4 apud MOREIRA; TOSE, 2012).
Posteriormente, ainda como afirma Chiavenato (2001), no ano de 1842, o serviço público federal dos Estados Unidos implantou um sistema de relatórios anuais, com o objetivo de avaliar o desempenho de seus funcionários (MOREIRA; TOSE, 2012).
Em 1880, o exército americano também desenvolveu um sistema