AVALIA O AUTO INSTRUCIONAL infra
INFRAESTRUTURA DE CONSTRUÇÃO CIVIL
Aluno: Rafael Doche da Motta
Contenções:
Para escolher o tipo de contenção e dimensionar os carregamentos e a altura mais indicada a determinada tipologia de solo, é necessário realizar testes de sondagens, análise de campo e ainda verificar a geometria, a hidrologia, os mapas geológicos e as interferências locais. Vamos analisar abaixo tipo de contenção.
Contenções provisórias:
Nelas, são principalmente empregados três processos executivos:
• contenções de madeira;
• contenções com perfis cravados e madeira;
• contenções com perfis metálicos justapostos.
Todos os três métodos resultam em contenções flexíveis, podendo ou não ser escoradas.O mais simples deles, d contenção de madeira, encontra-se ilustrado na figura.
Contenção escorada de madeira (fonte: Harris). É uma técnica utilizada para escavações de pequenas alturas, usualmente entre 1,5 m e 2,5 m, escavadas manualmente.
No caso de escavações de obras que não valas, as estroncas são substituídas por estacas inclinadas, como mostra a figura.
No caso de escavações mais profundas o processo utilizando perfis metálicos crava dos e pranchas horizontais de madeira torna-se tecnica e economicamente mais recomendável.
Tal processo, inicia se com a cravação de perfis laminados de aço em forma de "I" ou "H" nos limites da escavação. Os espaçamentos entre os perfis varia em torno de 1,5 m; sua altura deve ser algo maior do que a profundidade da escavação, como veremos adiante. Tal cravação é feita com o uso de baste-estacas idênticos aos utilizados na execução de fundações. Estando um determinado trecho já com os perfis cravados, iniciamos a escavação do solo. Colocadas e encunhadas as pranchas de madeira ou "pranchões", podemos aprofundar mais a escavação, colocando a seguir novos pranchões e assim sucessivamente, até atingirmos a profundidade desejada.
O "peso do terreno" age horizontalmente sobre os pranchões, que por sua vez transferem a carga