Avalia O 2
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes.
Departamento de Teoria e Prática da Educação.
Disciplina: Políticas Públicas e Gestão Educacional
Professora: Elma Júlia Gonçalves de Carvalho.
Turmas: 3169/31 – 3169/32
Com base nas leituras do livro, dos documentos, de revistas e jornais e nas aulas apresentadas na disciplina, responda as seguintes questões:
1) Em que contexto histórico foram formuladas as políticas educacionais voltadas à diversidade cultural?
As políticas para a Diversidade Cultural foram formuladas na década de 1990, devido a crise estrutural do capitalismo vivenciado desde a década de 1970. Desde sua criação, a UNESCO começou a criar alguns documentos em prol da diversidade para amenizar os problemas sociais como desemprego, pobreza, xenofobia, homofobia, entre outros.
2) Comente o que os documentos que tratam dos temas educação em direitos humanos, gênero e sexualidade na educação, educação étnico-racial, educação no campo, educação escolar indígena e educação ambiental, propõem para a escola.
Os documentos propõem para as escolas que todos devem pautar-se no reconhecimento das diferenças e adequar-se as diferentes situações no processo de aprendizagem. Trazer conhecimento de outras culturas e mostrar-lhes que tais culturas ajudam e contribuem com a história no que tange a literatura do Brasil. Outra proposta é as escolas terem e adquirirem materiais adequados e diversificados às crianças, pensando no ensino personalizado como proposto no relatório Delors (aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser).
3) Quais são os objetivos dessa política e as implicações para a prática pedagógica? Como essas temáticas podem ser abordadas numa perspectiva crítica?
Os objetivos dessa política enfatiza o apaziguamento das relações sociais e dos conflitos. Sendo assim, a centralidade que a educação tem nos moldes da sociedade capitalista está no sentido de apaziguar muitos problemas