AVALIA O 1 ESCRITA
PROF. LEONARDO CARDOZO VIEIRA
Pós-Graduanda/o: Vivian Moreira da Silva Alves
Observa as duas charges abaixo, discorre um texto estabelecendo um paralelo às relações interpessoais ligadas a figura do professor e da família, que se estabelecem no cotidiano escolar.
No meu ponto de vista a família e a escola constituem dois contextos essenciais para a formação do ser humano, e ambos encontram-se num momento de crise. A família porque está desestruturada deixando de trabalhar valores importantíssimos e a escola por consequência recebendo muitas vezes, além da árdua tarefa de ensinar, a missão de trabalhar e resgatar esses valores, sendo também responsabilizada pelos baixos índices na educação bem como o fracasso escolar.
Analisando as imagens sugeridas e fazendo um comparativo com a situação educacional ao longo dos anos percebe-se que as crianças não mudaram muito. Inserem-se a esse contexto com muitas expectativas, necessidades e interesses próprios da idade, experiências diferenciadas, curiosidades e inquietudes naturais do ser humano e depara-se com a escola, uma instituição formal, que pouco mudou desde que foi criada. Frente a tudo isso tem ainda o papel do professor e o relacionamento que este estabelece com seus alunos e toda a comunidade escolar, que pode ser positivo ou negativo para a aprendizagem.
O conflito que surge está no distanciamento que a escola tem da realidade da criança, foge do real, do concreto aliado à crise profissional dos docentes, do descrédito da sociedade e da baixa remuneração, além da formação precária que as universidades oferecem.
Antigamente o professor era visto como autoridade, a família fazia com que a criança fosse para a escola para aprender, cobrava resultados e punia quando não fosse positivo.
Hoje o conflito ocorre porque a família atribui o fracasso escolar totalmente à escola, se exime da responsabilidade que também é sua.