Avalia es formativas para Docentes
A importância da Avaliação Formativa:
O uso freqüente da avaliação formativa contribui para regular a aprendizagem, incentivando-os a esforçarem-se em suas atividades durante o período escolar.
O discente que demonstra o domínio de determinados objetivos em repetidas avaliações formativas tende a reduzir a ansiedade em relação ao seu rendimento no curso.
A análise das respostas fornecidas pelos discentes nas variadas possibilidades de avaliação formativa deve vir acompanhada de uma prescrição específica para que os discentes e docentes possam tomar providências imediatas.
As avaliações formativas devem ser encaradas como parte do processo de aprendizagem e de maneira alguma confundidas com o julgamento decisivo sobre a aprovação ou não do discente, não devendo ser incluído no processo de atribuição de notas.
A atribuição de notas é contra-indicada na avaliação formativa, pois, dentre os efeitos observados, consta o de interferir na expectativa dos discentes, induzindo-os a aceitar um certo domínio de aprendizagem, conforme a natureza das ocorrências dos resultados que são obtidos.
Os Tipos de Instrumentos, Procedimentos e Técnicas
1) Exercícios – Estímulos criados pelo docente para provocar a atuação do discente e desta forma, poder observar e analisar as respostas fornecidas.
a) Redação – Exposição escrita de idéias próprias sobre um dado tema.
Objetivos
Levar o discente a:
(a) Exprimir, com clareza e exatidão, o pensamento e as predisposições afetivas relativas aos conteúdos em questão, quando for o caso.
(b) Analisar, sintetizar e opinar criticamente.
(c) Criar e desenvolver temas, expressando-se por escrito.
(d) Fornecer dados para o docente analisar o rendimento na aprendizagem.
Atuação prévia do docente
(a) Propor o tema a ser desenvolvido na redação, selecionando-o de acordo com o conteúdo da disciplina e, sempre que possível, inserindo-o em um contexto de uma situação-problema real.
(b)