Avalia ao da qualidade microbiologica de aguas de piscicultura
A criação de peixes como é uma pratica antiga desde os tempos Sumérios em 3000 a.C. e no Egito 1700 a.C e nos dias de hoje essa pratica vem sendo utilizada junto a diminuição dos recursos naturais, ou seja, neste caso de população de peixes devido a alta procura dos mesmos para suprir a demanda.(SEBRAE)
Nessa região há o uso de tanques escavados (simplesmente é uma área pré-determinada onde é escavada e coberta com manto de PVC para retenção de agua onde será feita a criação de uma espécie de peixes, normalmente tilápias) para a prática de piscicultura.
A qualidade da agua destes criadouros pode vir a influenciar a qualidade microbiológica dos peixes que são produzidos. (Pal; Dasgupta, 1992). Dessa forma se faz necessário a analise justo que se houverem microrganismos que possam a vir causar problemas de saúde publica na sociedade.
Segundo FRANCO (2005, apud GEUS e LIMA, 2008, Pg-01) microrganismos indicadores é uma classe que podem mostrar informações sobre contaminação fecal ou sobre a presença de patógenos.
2 Revisão de Literatura
‘’Os coliformes totais são bacilos aeróbios e anaeróbios facultativos, gram negativos, não formadores de esporos que fermentam a lactose e liberam acido e gás’’(3M).
Segundo PÁDUA (2003) a presença de coliformes indicam possível contaminação fecal, ocasionada por microrganismos presentem na flora intestinal de humanos e animais homeotérmicos (mamíferos e aves).
Para LORENZO (2010) não se sabe ao certo a forma que se da o manejo de realizado em pesque-pague e suas consequências na qualidade do produto destinado ao consumo, sendo necessários maiores estudos para assegurar a sustentabilidade desta pratica.
Este trabalho tem como objetivo quantificar o numero de unidades formadoras de colônia (UFC) de coliformes presentes em amostras de agua de pesque-pague.
3 Materiais e Métodos
Foram coletadas quatro amostras de agua de pesque-pague na cidade de Gloria de Dourados-MS. Estas amostras foram encaminhadas para o