AVALANCHE
Processo natural
Avalanche é um fenômeno natural que ocorre quando um bloco de neve solta e pouco densa se separa do resto da camada gelada ou pelo deslizamento de solo causado pela instabilidade gerada pela grande quantidade de água presente. Em ambos, ocorre a movimentação de forma rápida e violenta, projetando-se em direção a uma área de menor altitude, ou seja, encosta abaixo. Possui limites laterais e profundos muito bem definidos. Caracterizando-se assim pelo movimento de massa acumulada (de neve).
Formam-se camadas com tipos de neve um pouco diferentes, devido à quantidade de neve que vai se acumulando com o tempo. Favorecendo o deslizamento de uma camada sobre a outra, acumulando a neve em encostas muito inclinadas. Gerando assim uma nuvem de neve, que podem alcançar até 50 metros de altura e se deslocar até 400 km/h.
Tal processo natural envolve fatores que o fazem existir. O principal, é devido instabilidade do material (solo, neve, gelo e/ou rocha)Entre eles estão características determinantes como: erosão, deslocamento de geleiras e terremotos, todos aliados com a ação da gravidade, que exerce papel fundamental neste fenômeno. Já os fatores ambientais, como temperatura, umidade, presença ou não de vegetação, inclinação do relevo e vento, estão diretamente ligados com a Avalanche. Por exemplo, em alguns solos, que possuem muitas matações (pedras soltas, muito grandes, arredondadas e degradação de raízes que prendem o solo) aumenta-se a possibilidade de ocorrer deslizamentos.
Além disso, existem diversas formas de se gerar avalanches, como por exemplo, o calor do sol pode esquentar a camada de neve e derretê-la. Esse líquido (água derretida) penetra na camada gelada, causando rachaduras que disparam as avalanches. Por outro lado, com a redução das conexões entre as camadas variam em proporção inversa com a temperatura, ao ocorrer à elevação gradual da temperatura, como a transição do inverno para a primavera, a massa se torna mais fria,