AVA Ciências Sociais aula 03
Considerando oque Reinaldo Dias escreveu sobre a socialização e padrões sociais, podemos definir que a socialização ocorre na infância sob a influência de vários fatores, e em suma maioria na sua família.
Nascemos e nos desenvolvemos sobre a influência de fortes padrões sociais. Elas são apresentadas por fatores que ao decorrer de nossas vidas se tornam requisitos básicos para aceitação social. Necessitamos estar, ser, nos comunicar, nos vestir igual aos padrões impostos pela sociedade para que nos reconheçam como parte daquele conjunto social, encaixado nos padrões normais e aceitavéis.
Essas condições lobotomizam um ser que está se formando culturalmente, e isso tem uma marca tão forte que se não seguida, pode causar exclusão social, oque alavanca disturbios futuros e até podem gerar quadros psico-sociais nos individuos.
Dado isso podemos ver que hoje em dia que quase todos crescem pré-formatados num padrão social aceitavel. Mas oque nos traz esses padrões?
Bom, existem grandes formadores de opnião hoje em dia, podemos citar os dois maiores que são a mídia (TV, revistas de moda e rádios) e a Igreja, que com certeza tem um grande poder de formatação social. E temos alguns menores como, por exemplo, os brinquedos vendidos para as crianças, os carrinhos para os meninos e as bonecas para as meninas, eles dão a alusão do homem no padrão moderno que sai com seu carro do ano para trabalhar fora, e a mulher perfeita, que zela pela família em casa.
Analisando desta forma é complicado formar pessoas realmente pensantes, com pensamento critico e análitico, já que por sua vez a sociade tende a reprimir toda e qualquer forma diferente fora dos seus padrões “quadradinho”.