ava ava aula2
A rotulagem ambiental é, de acordo com a norma ISO 14020, um conjunto de instrumentos informativos que procura estimular a procura de produtos e serviços com baixos impactes ambientais através da disponibilizaçao de informaçao relevante sobre os seus desempenhos ambientais.
O enquadramento da rotulagem ambiental tem em consideraçao a preocupaçao global e crescente da protecçao do ambiente, por parte dos governos, do mercado e dos cidadaos.
Desde que as empresas passaram a reconhecer as preocupaçoes ambientais como uma vantagem competitiva e de distinçao no mercado, declaraçoes e rótulos ambientais começaram a emergir em vários produtos e serviços no mercado. Estes instrumentos fizeram ainda despertar o interesse dos consumidores, na reduçao dos impactes no ambiente através das suas opçoes de compra.
Porém, a variedade de rótulos ambientais e a garantia da sua fiabilidade levaram a alguma confusao e cepticismo entre os consumidores.
Em vários casos, este tipo de rotulagem tomou a forma de rótulos ecológicos concedidos ao produto, aprovados por um programa de rotulagem ambiental operado a nível nacional e regional . Os rótulos ecológicos utilizam critérios multi-dimensionais (como o rótulo ecológico da Uniao Europeia) baseados na avaliaçao do ciclo de vida (ACV), ou baseados num determinado impacte ambiental (como o rótulo Energy Star em eficiencia energética).
Além dos rótulos ambientais, os produtores podem declarar que os seus produtos sao ambientalmente orientados, sendo denominados por declaraçoes ambientais. A Organizaçao Internacional de Normalizaçao (ISO) determinou um conjunto de critérios para avaliar os esquemas de rotulagem ambiental, conhecida pela série ISO 14020. De acordo com a classificaçao ISO existem tres tipos voluntários de esquemas de rótulos ambientais:
Tipo I: Rótulos ambientais certificados
Os critérios sao estabelecidos por uma parte independente, e a sua credibilidade e transparencia é assegurada por certificaçao de uma