ava aula tema 5
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
AUREA MARIA PEREIRA DA SILVA
OSIAS WILLIAM
MARCELO RODRIGUES
DAMIANA CAROLINE
A EVOLUÇÃO DO RH E SUA IMPORTÂNCIA
São Paulo
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO O Departamento de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar peça chave de transformações dentro de uma organização. Há pouco tempo atrás, A área de recursos humanos atuava de forma mecânica onde a visão do empregado prevalecia à obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado. Hoje o cenário é diferente: os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores. Gerir pessoas não é mais um fator de uma visão mecânica, metódica, ou mesmo sinônimo de controle, tarefa e obediência. É sim discutir e entender o disparate entre as técnicas tidas como obsoletas e tradicionais com as modernas, juntamente com a gestão da participação e do conhecimento.
O papel da área de Recursos Humanos atualmente, só pode ser entendido em função de sua contextualização histórica, uma vez que ao assumir novas posições ela também reassegura sua atuação em campos que ela reconhece e têm capacidade para atuar. Este trabalho pretende mostrar a evolução e constituição da área de Recursos Humanos, bem como apontar a sua importância.
2. A EVOLUÇÃO DO RH
Na década de 30 O RH era formado pelos donos das empresas. Inspirados no Fascismo, utilizavam-se da frase "manda quem pode, obedece quem tem juízo". Apesar da tirania, era uma área centrada nos resultados. Nesta década também se define o início sistemático e regulado das práticas por documentos legais da Administração de Pessoal. Antes da década de 30 a administração de pessoal, como ficou conhecida após 1930 (pois até então inexistia um departamento para tais tarefas), tinha como funções básicas o recrutamento e seleção e o único registro que o