AVA - aula tema 3
Roteamento IP
Em termos gerais, o roteamento é o processo de encaminhar pacotes entre redes conectadas. Para redes baseadas em TCP/IP, o roteamento faz parte do protocolo IP e é usado em combinação com outros serviços de protocolo de rede para fornecer recursos de encaminhamento entre hosts localizados em segmentos de rede diferentes em uma rede maior baseada em TCP/IP.
IP é a sala de correspondência do protocolo TCP/IP, onde ocorrem a classificação e a entrega de dados IP. Cada pacote de entrada ou saída é chamado de datagrama IP. Um datagrama IP contém dois endereços IP: o endereço de origem do host remetente e o endereço de destino do host destinatário. Ao contrário dos endereços de hardware, os endereços IP em um datagrama continuam idênticos ao percorrerem a rede TCP/IP.
O roteamento é a função principal do IP. Os datagramas IP são trocados e processados em cada host usando IP na camada Internet.
Acima da camada IP, os serviços de transporte no host de origem passam dados na forma de segmentos TCP ou mensagens UDP (protocolo de datagrama de usuário) para a camada IP. A camada IP combina datagramas IP com informações sobre endereços de origem e de destino usadas para rotear os dados pela rede. A camada IP passa os datagramas para a camada de interface da rede. Nessa camada, os serviços de vínculo de dados convertem os datagramas IP em estruturas para transmissão por meios específicos de rede em uma rede física. Esse processo ocorre na ordem inversa no host de destino.
Cada datagrama IP contém um endereço IP de origem e de destino. Os serviços da camada IP de cada host examinam o endereço de destino de cada datagrama, comparam esse endereço a uma tabela de roteamento mantida localmente e decidem a ação de encaminhamento a ser tomada. Os roteadores IP são conectados a dois ou mais segmentos de rede IP ativados para encaminhar pacotes entre eles. As seções a seguir analisam mais detalhadamente os roteadores IP e o uso de tabelas de roteamento.