AVA AULA TEMA 2
1- PDCA:Planejar, Fazer, Checar, Agir........................ 1° 2-SDCA :Padronização, Execução, Verificação, Ação.......2°
Transportes de Cargas especiais
A ligação Santos / São Paulo e vice-versa é a mais crítica para o transporte de cargas indivisíveis com grandes pesos e/ou dimensões. Para trafegar em qualquer rodovia do Sistema Anchieta-Imigrantes, toda Carga Especial com dimensão superior aos limites de 30,00 m de comprimento X 3,60 m de largura X 5,00 m de altura, com peso bruto total de 45 ton, precisa que a transportadora responsável programe antecipadamente a travessia com a Ecovias.
O transporte de cargas superdimensionadas e superpesadas dentro do Estado de São Paulo é um serviço que pode custar muito caro. E não é somente por causa do alto grau de especialização das empresas que operam este tipo de carga, geralmente a serviço de grandes indústrias ou encarregadas de transportar enormes equipamentos para obras de infraestrutura.
Também entram nesta conta os exorbitantes valores cobrados das transportadoras a título de Tarifa Adicional de Pedágio (TAP), uma rubrica criada pela Artesp, a agência reguladora das rodovias paulistas, em uma Resolução de 1997, para todos os veículos transportando carga excepcional com peso acima de 45 toneladas.
A finalidade dos transportes especiais é fazer a locomoção de cargas indivisíveis e cargas indivisíveis excedentes de um determinado ponto de origem a um determinado ponto destino, sendo que no trajeto de locomoção das devidas cargas existe alto grau de risco, que necessitam cuidados especiais desde o carregamento, no trajeto até ao descarregamento. O transporte de cargas especiais requer uma série de procedimentos, também especiais para que ocorra um transporte com segurança com a carga, o motorista e os demais envolvidos na evolução da operação, inclusive a população. As empresas de transportes especiais buscam sempre em seu transporte alta qualidade com menor custo, menor