AV2 Sociologia
Já na tabela SAC, as prestações iniciais são mais altas, mas as amortizações do saldo devedor são constantes. Considerando que as parcelas fixas da prestação diminuem o saldo da dívida, os juros aplicados são consequente cada vez menores. Portanto, o valor das prestações é decrescente.
Segundo Manoel Maia, vice-presidente do Secovi-Rio, do ponto de vista de custo, os planos são equivalentes. A diferença entre quem opta pela Tabela Price ou SAC está na condição financeira da pessoa. Maia destaca que o SAC é ideal para pessoas que queiram reduzir o valor das prestações ao longo do financiamento, pagando menos por mês ao final do prazo. Já a Tabela Price, de acordo com ele, é indicada para os profissionais com grandes chances de promoções ou aumento de salário e, consequentemente, uma redução relativa do custo da parcela em seu orçamento. Quando o comprador faz a contratação do crédito imobiliário, existem dois sistemas de amortização que são os mais utilizados pelas instituições financeiras e financiamentos direto com a construtora: a tabela Price e o SAC (Sistema de Amortização Constante). Antes de conhecer as características de cada sistema, é necessário entender como se dá a formação da parcela:
Prestação = juros + pagamento do valor emprestado (amortização)
Tabela SAC
É o Sistema de Amortização Constante, cuja característica é amortizar (diminuir) um percentual fixo da dívida desde o início do financiamento.
Ou seja: na composição total da parcela paga mensalmente, o valor correspondente ao pagamento da dívida permanece constante, enquanto o valor