Av. Brasil
RESUMO
O presente artigo objetiva indicar a importância da Avenida Brasil para o deslocamento da população do Rio de Janeiro e sua região metropolitana. Partimos da caracterização do processo histórico, apresentando a evolução da tipologia das vias no Rio de Janeiro a partir do inicio do século XX. Após discutimos como se deu a preferência pelo modal rodoviário em detrimento de transporte ferroviário principalmente. Em seguida tratamos de como o processo de urbanização acelerada se reflete na mobilidade urbana da região metropolitana fluminense. Por fim concluímos apresentando a atual situação da Avenida Brasil, com suas diversas intervenções em andamento e sugerimos outras melhorias.
Palavras-chave: Avenida Brasil, mobilidade urbana, região metropolitana do Rio de Janeiro. INTRODUÇÃO
Todos os dias milhares de pessoas fazem uso da via de maior fluxo de veículos do Município do Rio de Janeiro: a Avenida Brasil. A via expressa construída a partir do final da década de 30 serviu para desbravar e urbanizar os sertões cariocas e contribuiu decisivamente para a expansão da cidade em direção aos subúrbios.
Conhecer a história da Avenida Brasil desde sua inauguração em 1946 aos nossos dias, entender a opção do governo pelo asfalto e a conseqüente marginalização dos modais ferroviários e aquaviários, assim como lembrarmos que até 1960 o Rio de Janeiro foi nossa capital federal é condição necessária para a compreensão do objetivo deste trabalho, que é determinar a importância da Avenida Brasil para o deslocamento da população do Rio de Janeiro e sua região metropolitana. Considerando que tal fato é fruto do processo histórico marcado por determinadas escolhas (explicadas e analisadas durante este trabalho) e também pela ausência de políticas públicas de planejamento urbano. Esse processo comprometeu drasticamente o sistema de transportes do Rio de