Av 1 decontabilidade
Estratégias de atração e retenção de talentos.
Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, as empresas buscam aumentar a produtividade com qualidade, e para isto precisam ser inovadoras administrando bem seu capital humano.
O desafio de impulsionar as pessoas e tornar o ambiente inovador exige cada vez mais habilidade dos gestores, que precisam de profissionais com perfil empreendedor. Profissionais estes muito disputados no mercado de trabalho, necessitando o desenvolvimento de estratégias para atração e retenção de talentos.
É necessário que o gestor tenha a visão que as pessoas não são consideradas somente recursos humanos. Termo que surgiu na Era industrial onde os trabalhos eram mais rotineiros, sendo substituídos hoje pelas máquinas em uma geração da informação e do conhecimento.
Para a gestão de um clima organizacional é fundamental que seja realizado um diagnóstico, onde serão mostrados pontos positivos e outros que precisam de um melhoramento. Estes diagnósticos são realizados com técnicas de pesquisa de forma isenta de comprometimento da situação atual da empresa, buscando resolver problemas reais na gestão do capital humano. Para cada perfil de empresa, um modelo poderá ser adotado.
Bibliografia: http://artecomportamental.wordpress.com/2011/03/17/artigo-estrategias-de-retencao-de-talentos-passam-pela-gestao-de-um-bom-clima-organizacional/
Gestão de mudanças e desenvolvimento organizacional
QVT – Qualidade de vida no trabalho
Qual a importância da Qualidade de vida no trabalho?
O ser humano passa 8 horas por dia durante 35 anos em uma organização. Já que uma parcela muito importante do tempo de um ser humano é vivido dentro de uma empresa torna-se fundamental que a qualidade de vida esteja presente também nos períodos de trabalho. De que adianta se exercitar 1 ou 2 horas por dia se nas outras 8 você vive um caos pessoal no trabalho?
O que a empresa ganha quando passa a ter mais qualidade de vida no trabalho? *