auxiliar de saude bucal
Professora Vanessa Bacelar de Souza
Os serviços odontológicos são tão complexos quanto qualquer outro serviço administrativo, ou seja, podemos considerá-lo como um “negócio” que exige organização e disciplina.
As atividades odontológicas envolvem vários tipos de materiais, fornecedores, equipamentos, equipe de auxiliares e técnicos, contabilidade e controle de contas, atendimento dos pacientes, entre outros aspectos que exigem do cirurgião-dentista e sua equipe uma noção mínima de administração.
O trabalho administrativo do consultório é repleto de detalhes e qualquer esquecimento pode resultar em consequências desastrosas, além de diminuir a qualidade do atendimento aos clientes e a satisfação dos profissionais da equipe odontológica.
As atividades de administração dependem do tamanho do consultório e do número de atendimentos realizados, portanto, pode ser realizado por uma pessoa ou mais, incluindo o Auxiliar em Saúde
Bucal (ASB).
A Lei nº 11.889/08, que regulamenta o exercício profissional dos técnicos e auxiliares em saúde bucal, estabelece algumas competências do ASB que são de caráter administrativo:
(...) Art. 9º Compete ao Auxiliar em Saúde Bucal, sempre sob a supervisão do cirurgião-dentista ou do Técnico em Saúde Bucal:
VIII - registrar dados e participar da análise das informações relacionadas ao controle administrativo em saúde bucal (...).
1
Assim, o ASB representa um profissional de fundamental importância para a organização administrativa do consultório e para a melhoria da qualidade do trabalho odontológico.
Dentre as principais competências administrativas que o Auxiliar em Saúde Bucal deverá desenvolver podemos citar:
1. Técnicas para o controle financeiro e orçamentário do consultório odontológico (noções de contabilidade);
2. Organização do cadastro, arquivo e agendamento dos clientes;
3. Controlar a qualidade, quantidade e estoque de materiais;
4.