Autómatos programaveis
O autómato programável, para além de ser um substituto sistemas convencionais de comando, é também um novo conceito da automação.
Os conceitos clássicos pela via cablada são postos em causa por um tipo de equipamento informático que vai integrando tecnologia avançada que privilegia a via programada, e por isso, coloca o utilizador comum perante uma nova atitude no seu relacionamento com o mundo dos automatismos.
É um óptimo auxiliar para aqueles que iniciam uma carreira técnica, porque lhes permite concretizar sistemas automáticos que pela via cablada seriam complexos e que pela via programada se apresentam relativamente simples.
A elaboração deste trabalho tem como principal objectivo implementar um programa informático, através do Syswin versão3.1 para o autómato da Omron Symac CPM1, que permita resolver o problema do empacotamento automático de peças de uma linha de produção. Tem também como objectivos a compreensão do circuito implementado, referenciando os componentes electrónicos e pneumáticos utilizados.
Só é possível a um aluno da cadeira de Automação aperceber-se deste pequeno universo, se para além da formação teórica lhe seja facultado a formação prática de forma a promover o seu interesse utilizando conhecimentos técnico científicos adquiridos.
Estruturei o meu trabalho, em capítulos, de forma a ser claro e objectivo.
1 – DESCRIÇÃO DO TRABALHO
Figura 1: Linha de empacotamento automático de peças
Fase final do processo de fabrico e corte de peças de madeira existe uma linha onde é resolvido o problema de empacotamento automático de peças.
As peças chegam a esta linha em depósitos. Cada depósito contém seis peças de madeira.
Após serem retiradas do depósito, uma a uma, as peças são empacotadas em caixas.
O processo descrito utiliza tecnologia pneumática. Dois cilindros de efeito duplo, C1 e C2, são utilizados para retirar as peças do depósito e as redireccionar, através de um plano inclinado, para as caixas