autotransformador
GRADUAÇÂO EM ENGENHRIA ELÉTRICA – 5° SEMESTRE
MARCIANO POZZOBON FENNER
GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
SÃO LUIZ GONZAGA - RS
2014
URI – UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRDA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES
GRADUAÇÂO EM ENGENHRIA ELÉTRICA – 5° SEMESTRE
GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
ALUNO: MARCIANO POZZOBON FENNER
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Sistemas de Energia, do curso de Engenharia Elétrica, turno noturno, da Universidade Regional Integrada Do Alto Uruguai e das Missões, ministrado pelo professor Claudio Oliveira.
SÃO LUIZ GONZAGA – RS
2014
INTRODUÇÃO
Pretende-se, neste trabalho, apresentar os principais tipos de geração de energia mais comuns existentes nos nossos dias de hoje. A realidade da nossa matriz energética brasileira e algumas formas de geração de energia.
A energia movimenta o mundo e dela as empresas dependem para a produção, comercialização e distribuição de seus produtos, em qualquer lugar do mundo as pessoas dependem de energia, seja nas suas residências, no trabalho e outros meios de convívio social.
Abordaremos também alguns aspectos básicos sobre dos geradores e das usinas geradoras e energia elétrica, A Obtenção de tensão e frequência senoidal, alguns aspectos básicos dos geradores e das usinas geradoras.
Os tipos de geração mais existentes.
Fontes renováveis, como a força das águas, dos ventos ou a energia do sol e recursos fósseis, estão entre os combustíveis usados para a geração da energia elétrica. Por meio de turbinas e geradores podemos transformar outras formas de energia, como a mecânica e a química, em eletricidade. A fonte hidrelétrica está no topo da matriz elétrica brasileira. Políticas públicas nos últimos anos têm feito aumentar a participação de outras fontes nessa matriz que veremos logo abaixo.
A geração de energia descentralizada