autores
Exemplo:
O quarto respirava todo um ar triste de desmazelo e boemia. Fazia má impressão estar ali: o vômito de Amâncio secava-se no chão, azedando o ambiente; a louça, que servia o último jantar, ainda coberta pela gordura coalhada, aparecia dentro de uma lata abominável, cheia de contusões e roída de ferrugem. Uma banquinha, encostada à parede, dizia com seu frio aspecto desarranjado que alguém estivera aí a trabalhar durante a noite, até que se extinguira a vela, cujas últimas gotas de estearina se derramavam melancolicamente pelas bordas de um frasco vazio de xarope Larose, que lhe fizera as vezes de castiçal.
(Aluísio Azevedo)
Narração
A narração é um texto dinâmico, que contém vários fatores de dependência que são extremamente importantes para a boa estruturação do texto. Narrar é contar um fato, e como todo fato ocorre em determinado tempo, em toda narração há sempre um começo um meio e um fim. São requisitos básicos para que a narração esteja completa.
Uma narração pode ser composta por:
Tempo
Espaço
Enredo
Personagens
Narrador
Introdução
Trama
Clímax
Desenlace (conclusão)
Podemos utilizar a narração em seguintes textos:
1- uma piada:
Manuel recebeu um telefonema do gerente do banco.
- Seu Manuel está lhe telefonando para avisar que a sua duplicata venceu.
- E quem pegou em segundo lugar?
2- uma notícia de jornal:
“A poda indiscriminada de árvores em algumas localidades de Jaú, durante o verão, tem contribuído para elevar em até cinco graus a temperatura nas calçadas”. (Comércio do Jahu - 23-1-97)
3- um texto literário:
A galinha Cocoricó estava há dias chocando seu ovo, quando ouviu um barulhinho:
- Chegou a hora! Meu filho vai nascer!
A casca do ovo foi se partindo e uma frágil criaturinha