Autores de pedagogia
Ele lutou para a readaptação dos estudos, ou seja do currículo em prol da autonomia do estudande não só na escola, como em sua vida.
Principais idéias Visando a totalidade do saber (Interdisciplinaridade)
Aquisição dos minimos conhecimentos indispensáveis.
Escola para todos.
Favorecer a adaptação no ambito escolar e social do individuo permitindo o desenvolvimento integral do mesmo.
John Dewey
Foi um dos precursores da Escola Novano final do século XIX, que em termos gerais foi a proposta que pressupunha o caráter laico, ou seja escola para todos independente da cor, credo ou classe social.
Principais Idéias
• A educação deve ser “uma contínua reconstrução da experiência”. Deve permitir compreender, projetar, experimentar e conferir os resultados das aprendizagens.
•
• A escola deve assumir a feição de uma comunidade em miniatura, ensinando em situações de comunicação e cooperação entre as pessoas, visando a propósitos comuns.
Maria Montessori
Italiana médica e pedagoga a qual teve muita importância para a democracia na escola , especificamente se tratando de alunos os quais não eram considerados normais, seja por deficiência física ou intelectual.
Seus estudos eram feitos basicamente tendo como principio a quebra da discriminação com portadores de necessidades especiais e a adequação de um ambiente para os mesmos.
Célestin Freinet
Celéstin Freinet foi exemplo de luta pela transformação da escola, que considerava desligada da vida, distante da família, teórica e dogmática.
Para Freinet, a criança que a todo instante dá provas de suas aptidões criadoras, que imagina, inventa e cria, só pode ser compreendida e orientada mediante uma pedagogia e uma psicologia da construção e do movimento.
Ele diz da forma de se ensinar, que alguns modos como longas exposições e outros podem desestimular o aluno, também fala dos princípios naturais para a educação de