Autopsia psicológica para caso de saúde.
O presente trabalho tem como tema abordar fazer uma Avaliação retrospectiva sobre a Autopsia psicológica para caso de saúde.
A autópsia psicológica é um tipo de avaliação retrospectiva para investigar as circunstâncias em que um indivíduo encontra sua morte, procurando estabelecer a intencionalidade de sua acção, esclarecendo se o modo de morte foi por suicídio ou não. Através de uma revisão da literatura procura-se examinar aspectos teóricos, conceituais, objectivos e procedimentos para a condução deste recurso de avaliação. São mencionadas algumas restrições metodológicas que precisam ser consideradas pelo profissional que trabalha com avaliação psicológica.
AVALIAÇÃO RETROSPECTIVA: AUTOPSIA PSICOLÓGICA PARA CASOS DE SAÚDE
Autópsia psicológica, importante estratégia de avaliação retrospectiva A autópsia psicológica propícia dados importantes para o estudo da conduta suicida. E a partir destes dados pode-se revisar toda a história do paciente e idealizar programas de intervenção frente a conduta suicida.
O texto avalia o contexto social, familiar, e estudo psicopatológico da adolescente suicida. Os aspectos psicopatológicos apresentam-se de fundamental importância, assim como as características do meio cultural diante de importantes alterações psíquicas nos meses que antecederam o suicídio.
Destaca-se a importância da avaliação detalhada de adolescentes com ideação suicida, assim como a necessidade imperiosa de atendimento aos núcleos familiares com história de prévios actos suicidas consumados, na tentativa de reduzir o suicídio.
Pensar e abordar o tema da morte como consequência natural da vida é, muitas vezes, uma situação de difícil manejo que envolve algum grau de dificuldade. Esta circunstância se amplia significativamente quando o tema específico através do qual se fala da morte é o suicídio. É difícil compreender e explicar porque algumas pessoas decidem cometer suicídio, enquanto outras em situação