Automobilisticas do Brasil
Introdução:
A indústria automobilística, automotiva ou automóvel, é a indústria envolvida com o projeto, desenvolvimento, fabricação, publicidade e a venda de veículos automóveis. A indústria automobilística brasileira começou anonimamente nas pequenas oficinas, nas garagens, nos galpões de fundo de quintal, vejamos agora sua situação atual no regime automativo.
Desenvolvimento:
A indústria automobilística iniciou o século 21 com um processo de reestruturação mundial, reposicionando marcas e plantas com vistas a ampliar sua característica global e permitir às empresas competir lucrativamente nos diferentes mercados regionais.
Com a crise financeira mundial que abateu o poder de compra dos consumidores nos países centrais e a capacidade de financiamento de seus agentes financeiros e o novo papel que a China passou a ocupar na estratégia das montadoras e na competição mundial do setor, esses programas têm se intensificado.
No mesmo sentido, mega fornecedores globais caminham para tomar o lugar da maioria dos fornecedores locais (adquirindo-os ou forçando-os a se retirar do mercado devido à intensidade da competição), tanto no setor de autopeças, quanto de máquinas e equipamentos.
Nesta estratégia, é importante destacar o México que, ao estabelecer Acordos de Livre Comércio com os maiores países da região (Nafta1 e Brasil), colocou-se em uma situação especial, transformando-se no maior concorrente do Brasil quando se avalia a instalação de novas plantas de montagem para veículos. Ao mesmo tempo, é importante destacar que o Brasil já figura como o quarto maior mercado em vendas de veículos leves do mundo , atrás de China, EUA e Japão, e, assim, vem consolidando sua importância global no mercado internacional de veículos. Segundo previsões de consultorias especializadas no setor, o mercado automobilístico brasileiro deve dobrar até 2025, ampliando significativamente a participação das grandes marcas em seu mercado, em